segunda-feira, 13 de junho de 2011

GPS de táctica com selo especial

"Não é por acaso que José Mourinho é o melhor treinador do Mundo." A sentença é de Luís Campos, agora menos próximo dos bancos, mas com uma experiência acumulada que lhe permitiu ser o elo de ligação entre o técnico do Real Madrid e a equipa informática que desenvolveu a aplicação inovadora.

O Special One sentiu necessidade de "criar uma ferramenta que permitisse, de forma rápida, visualizar de forma parcial ou global o trabalho realizado no treino e possíveis alterações em jogo", explica Luís Campos. Foi assim que o processo de elaboração do Mourinho Tactical Board (MTB) tomou forma, dando origem, após meses de árduo trabalho, a um programa que apenas pode ser adquirido por download facilmente localizável através do Google.

Um dos trunfos é a adaptação às novas plataformas tecnológicas, podendo através de um cada vez mais difundido tablet conquistar lugar cativo tanto no treino de alta competição ou palestras de balneário, como nas conversas entre adeptos.

Ao contrário do que normalmente sucede, a associação do nome de um técnico de elevado perfil a um produto não ocorreu por imperativos comerciais. "Foi mesmo tudo pensado por Mourinho", conta Luís Campos , tendo a disposição do programa à escala mundial sido uma consequência da qualidade do trabalho realizado pela empresa Forward Green sedeada em Barcelos. "Ele acompanhou sempre o processo. Trabalha muito. Tudo o que faz pretende que seja perfeito e nem sabemos como tem tempo para tanta coisa", revela Pedro Araújo, responsável da equipa de desenvolvimento do MTB.

As alusões ao "posicionamento global táctico" inspiram a comparação com as orientações de uma funcionalidade bem útil que por extenso se designa como Global Positioning System, ou seja, podemos estar perante um GPS da táctica. "Hoje, um treinador tem de pensar e executar rápido.

O MTB permite-o. Podemos transmitir aos jogadores o que pretendemos através de uma ferramenta que pode ser facilmente transportada para o treino ou jogo"; frisa Campos, que considera "uma grande novidade" a vertente da preparação das bolas paradas que podem ser esquematizadas com detalhe "inédito".

O descomplicador
As reuniões para dar forma ao MTB começaram em Novembro.
A equipa informática acabou por ir alem do que o técnico tinha idealizado e foi ele próprio a sugerir que a ferramenta fosse aligeirada de valências, incrementando a usabilidade. "Nos complicamos e o Mourinho descomplicou. Colocamos sistemas tácticos e coisas muito complexas e ele disse que não valeria a pena porque o futebol e mais simples do que parece", explica Pedro Araújo, admitindo que o acompanhamento cuidado do timoneiro dos merengues foi decisivo para a qualidade. "Não estávamos a espera que o trabalho fosse tão fluido", diz.


Processo em curso
O MTB foi dado a conhecer em Abril, aproveitando a visita do Real Madrid a Barcelona para a segunda meia~final da Champions. Estão novas versões a ser preparadas, entre as quais e prioritária a que abrange o sistema iOS, e que permitira usar a ferramenta em iPhone e iPAD.

Carregar a bandeira
Qualquer empresa informática do Mundo daria tudo para se associar a Mourinho. Todavia, optou por trabalhar com cérebros nacionais. inicialmente, o produto era para utilização privada, mas a realidade alterou-se. "Mais uma vez provou que conhece bem a capacidade dos portugueses e que, para ele é uma honra carregar a bandeira", destaca Luís Campos.

Comparação Honrosa
Na Forward Green as similitudes entre o MTB e o conhecido jogo Football Manager são aceites. "Toda a gente nos diz isso" admite Pedro Araújo, que considera a "comparação honrosa", mas que resulta das "opções de configuração de equipas e tácticas". Tudo somado, "era pior se dissessem que fazia lembrar o Match Day", um jogo do Spectrum.

Um rival rendido
O "passa palavra" entre treinadores tem sido decisivo no sucesso do MTB. O caso mais peculiar foi o de "um técnico da Liga espanhola que não só comprou a aplicação, como enviou um mall a elogiar o produto", relata Pedro Araújo, mantendo um secretismo que apenas quebra para admitir que o rival rendido de Mourinho não foi... Guardiola.

Modalidade à vista
Abalado o mundo do futebol, a Forward Green está disposta a tomar de assalto outros desportos colectivos com novas aplicações derivadas do MTB. A prioridade está a ser dada ao andebol, basquetebol e futsal, mantendo-se a empresa aberta a colaboração com técnicos que permita abranger outras modalidades.

Fonte: Jornal desportivo "Record" - 11/07/2011